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quarta-feira, maio 03, 2017

Nova Serrana: O POLO QUE CALÇA O PAÍS

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Nova Serrana, com 1.200 indústrias de calçados em atividade, está localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, às margens da BR-262, a 112 quilômetros de Belo Horizonte. Em 2010, de acordo com o IBGE, dispunha de população estimada em 74 mil habitantes, sendo o seu crescimento demográfico da ordem de 8% ao ano. Com sua emancipação política datada de 1º de janeiro de 1954, viu-se envolvida rapidamente com a manufatura de calçados, peculiaridade que lhe permite, hoje, ser um dos mais desenvolvidos polos de calçados do País, empregando nada menos que 20 mil trabalhadores diretos e 22 mil indiretos, produzindo cerca de 105 milhões de pares.
Conjunto produtivo que não se encontra facilmente no País, principalmente porque a cultura da produção de calçados disseminou-se espontaneamente, o polo transformou-se em referência nacional em estudos acadêmicos quando se trata de verificar o crescimento da indústria calçadista.
Com o desenvolvimento da tecnologia e principalmente num município caracterizado pelo surto intenso de industrialização, cabe aos seus gestores agir como instrumentos indutores do desenvolvimento, atraindo negócios, abrindo caminhos, e revelando ao investidor que o município, apesar de muito novo, está entre os que mais crescem no País. Não é uma perspectiva, é uma realidade que deve ser conhecida.
NOVA SERRANA – SETOR CALÇADISTA

Cadeia produtiva calçadista de Nova Serrana
687 empresas sendo, 465 fabricantes de calçados; 210 fornecedores de matérias-primas, acessórios, máquinas e outras 62 prestadoras de serviços que compõe o setor.
Média de produção diária
800 pares/dia
Comercialização
96% por meio de representantes
28% direto para o comprador
Principais destinos de vendas
São Paulo, Minas Gerais
Número de empresas do APL
1200 (MTE, RAIS 2013)
Principais produtos
Sapato masculino (casual); bota/adventure (lifestyle); sapatênis (casual);jogging (esportivo);comfort (casual); tênis/papete (infantil); esportivo casual; sandália/sapatilha (casual);sapato/bota feminina (casual);chuteira (esportivo);futsal (casual);futsal (esportivo); acessórios.
Destino da produção
Mercado Interno (mais de 90% da produção); regiões Sudeste, Sul e Nordeste
Mercado externo (9,6% da produção); países do Mercosul e demais países da América do Sul.
Empregos formais
20.667 (MTE, RAIS 2013)
Porte dos produtores
68,4% micro (até 19 funcionários); 17,8% pequena (de 20 a 99 funcionários); 3,2% média (100 a 499 funcionários) (MTE, RAIS 2013)

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